top of page

É preciso acreditar; ter esperança!!

  • Foto do escritor: Eder Toledo
    Eder Toledo
  • 5 de nov. de 2019
  • 2 min de leitura

Atualizado: 13 de nov. de 2019

Todos nós sabemos que o momento em que vivemos é crítico. O País passa por uma das maiores crises da sua história. A taxa de desemprego está na casa do 11,8%. A população desocupada já atingiu mais de 12 milhões de pessoas. As finanças públicas estão em colapso; temos uma sensação perene de insegurança, os índices de criminalidade estão aumentando, rebeliões nos presídios; dentre outros.

Nesse mar de pessimismo é necessário lembrar há luz no fim do túnel, pois o Brasil, mesmo com toda esta crise, está entre as 10 maiores economias do mundo e é bom lembrar também que a ONU tem 193 países membros.

E mais, não podemos perder a noção de que somos um País economicamente forte, que representa mais de 40% da economia da América Latina; que o agronegócio brasileiro é moderno e pujante e que o mundo dependerá cada vez mais de nossa capacidade de produzir alimentos; que temos uma indústria (que está sofrendo muito com a crise) que tem capacidade instalada e tecnologia para se recuperar com rapidez; temos um setor de comércio e serviços ávido para que possa voltar a gerar emprego e renda. Portanto, temos condições de sair da crise com a mesma velocidade com que nela entramos.

Porém é preciso termos consciência que estamos vivendo em uma época de grandes transformações e mudanças, como em nenhuma outra época houve, não só pelas crises em diversos países, mas quebra de diversos paradigmas e pela tecnologia.

Não é preciso um olhar atendo para à realidade para constatar que há não um setor ou ramo, nem uma cidade, nem mesmo uma pessoa que não esteja passando por mudanças de todo tipo e espécie.

Por isso, não podemos perder a esperança, aquela do verbo esperançar, que significa “confiança em algo positivo”. É preciso acreditar que por maiores que sejam nossas dificuldades sempre haverá uma saída.

Na sua “Divina Comédia”, Dante Aliguieri começa o canto III do seu Inferno contando que por cima da porta do inferno estava escrito em letreiro escuro: “Deixai toda a esperança, vós que entrais” (versos 9-12). Portanto, a falta de esperança é o inferno, o seja, o desespero, que quase sempre nos faz cegos e, como cegos, não conseguiremos ver e, portanto, encontrar a solução e a saída para os problemas que, muitas vezes, estão mais próximas de nós do que imaginamos.

A esperança nos faz confiar, acreditar, agradecer, e essas virtudes nos farão encontrar as oportunidades e as pessoas que nos ajudarão a encontrar a saída. Portanto é preciso ter esperança e acreditar que o sol vai brilhar mais uma vez.


O texto acima representa a opinião do autor.

Comments


Inscreva-se para receber as atualizações

©2021 por ABRAEE - Academia Brasileira de Estudos Estratégicos.

bottom of page